O que é diabetes? - MI Diagnósticos
Blog

O que é diabetes?

O que é diabetes?

Entenda o que é diabetes, suas causas e sintomas.

Apesar de ouvir constantemente sobre, você sabe o que é diabetes? É fato que hoje em dia a preocupação com essa doença se torna cada vez maior. Nossa alimentação e estilo de vida sedentário vêm preocupando os médicos especialistas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você entender o que é diabetes e qual a melhor forma de evitar a doença. Continue a leitura para entender todos os pontos.

O que é a diabetes?

Conhecida cientificamente como Diabetes Mellitus, é uma doença crônica que se dá no metabolismo e caracteriza-se pelo aumento do nível de glicose (açúcar) no sangue. 

Esse aumento acontece, pois a insulina (hormônio responsável por transportar a glicose do sangue para o interior das células) pode não estar sendo produzida ou funcionando incorretamente. Assim, o açúcar se acumula no sangue e não é gasto nas células.

Apesar de existirem alguns casos em que a pessoa já nasce com diabetes, na maioria deles ela surge ao longo da vida, estando aliada principalmente a um estilo de vida não saudável.

Na maior parte dos casos, a diabetes surge ao longo da vida, principalmente devido a maus hábitos de alimentação, mas também pode estar presente desde o nascimento.

Sintomas da diabetes:

Agora que você já sabe o que é diabetes, chegou o momento de entender seus sintomas, entre os mais comuns estão:

  • Sensação de sede intensa;
  • Aumento da fome;
  • Frequente vontade para urinar;
  • Boca seca;
  • Cansaço;
  • Alterações da visão.

Principais tipos de diabetes:

Existem quatro principais tipos diferentes da doença, confira abaixo:

Diabetes tipo 1: esse tipo da doença é o menos comum. Ele é considerado uma doença autoimune, visto que surge desde o nascimento. O próprio sistema imune ataca as células do pâncreas que são responsáveis por produzir a insulina. Assim, a glicose não é transportada para as células e se acumula no sangue.

Os sintomas da diabetes tipo 1 muitas vezes são identificados ainda na  infância ou adolescência e, além dos sintomas mais comuns, podem incluir outros sinais, como: dificuldade para ganhar peso, coceira no corpo e, ainda, irritabilidade ou mudanças de humor repentinas;

Diabetes tipo 2: é o tipo mais comum e acontece devido a uma resistência à insulina que surge ao longo da vida. Ele normalmente está relacionado a maus hábitos alimentares. Essa resistência diminui a ação da insulina no corpo e faz com que a glicose se acumule no corpo;

Diabetes gestacional: este tipo de diabetes somente acontece durante a gestação e está diretamente relacionado com a produção de outros hormônios pela placenta que bloqueiam a ação da insulina.

Os sintomas neste caso são mais raros. Por conta disso, a mulher geralmente descobre que está com a diabetes ao realizar os exames de rotina do pré-natal, especialmente o de glicose;

Pré-diabetes: este pode ser o ponto de você se perguntar o que é diabetes. Isso porque ele acontece quando o nível de açúcar no sangue está alto, porém ainda não é o suficiente para o fazer o diagnóstico da doença.

É importante destacar que, além dos tipos listados acima, existem outros mais raros.

Pronto! Agora você já sabe o que é diabetes e quais os sintomas. Na MI Prevenção e Diagnósticos realizamos todos os exames necessários para o diagnóstico da doença. Venha nos conhecer!