Blog

Mulheres e a menopausa

Mulheres e a menopausa

A menopausa é considerada a última menstruação da mulher, que está entre 45 e 55 anos, sendo marcada pelo fim da fase reprodutiva da vida e pela queda dos níveis de hormônios.

Os sintomas mais sentidos são: ondas de calor, a falta de desejo sexual, alterações de humor, enxaqueca, ansiedade, além da variação do ciclo menstrual.

As principais características da menopausa são os sintomas de uma TPM, porém com um período mais longo, aumento do seio e corpo, problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.

Sentir estes sintomas antes da menstruação parar é chamado de perimenopausa.

Com a parada da produção dos estrógenos completamente os ossos passam a enfraquecer, aumentando o risco de derrames e doenças cardíacas.
Por conta disso existe uma terapia de reposição hormonal que eleva os níveis de estrógeno aliviando então, os sintomas causados.

E como saber se estou entrando na menopausa?

Existem exames que medem os níveis dos hormônios, em especial o FSH (hormônio folículo-estimulante), porém especialistas dizem que os níveis oscilam muito dificultando o teste de ter um resultado preciso.

Logo, é indicado que se você sentir alguns dos sintomas citados acima, que você procure o seu médico ginecologista para ter um diagnóstico melhor.

Fonte: g1.globo.com/ciencia-e-saude