Junho Vermelho: para quê doar sangue - MI Diagnósticos
Blog

Junho Vermelho: para quê doar sangue

Junho Vermelho: para quê doar sangue
Entenda como surgiu o Junho Vermelho e qual a importância de doar sangue.

Em junho de 2015, foi criada a campanha Junho Vermelho para incentivar a população quanto a doação de sangue. O objetivo é mostrar que, com espírito de solidariedade e amor ao próximo, essa atitude salva vidas.

O mês de junho é considerado um período complicado para os bancos de sangue. Isso porque é um período frio, em que as pessoas costumam ficar em casa, além de costumar haver o aumento da quantidade de infecções respiratórias e da proximidade das férias escolares.

Após a chegada da pandemia da Covid-19, a campanha Junho Vermelho se faz ainda mais necessária. O isolamento social e a crescente demanda por bolsas de sangue tornaram alarmante a situação dos hemocentros brasileiros.

É importante que você saiba que todas as medidas de segurança necessárias estão sendo tomadas nos centros de arrecadação de sangue. Para evitar desconfortos, alguns hemocentros estão fazendo o agendamento da coleta, para não haver aglomerações.

O sangue que você doa pode salvar até quatro vidas, sendo elas de pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas, que sofrem de doenças graves e, também, feridos em situação de emergência ou calamidade.

Os requisitos para a doação de sangue são:
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar alimentado;
– Ter dormido pelo menos 6h;
– Menores de idade só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis.

Agora que você sabe e entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte, junte-se a nós na campanha Junho Vermelho. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue.