Blog

Filariose, o que é, quais sintomas e como prevenir?

Filariose, o que é, quais sintomas e como prevenir?

É também conhecida como elefantíase ou filariose linfática. A filariose é uma doença infecciosa que é transmitida para as pessoas por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus que está infectado. Após a retirada do sangue pela picada do mosquito, são liberadas larvas do tipo L3. Na corrente sanguínea, as larvas migram para os vasos linfáticos e se desenvolvem, após chegar no estágio L5, é liberado microfilárias que levam ao aparecimento dos sinais e sintomas.

O parasita da filariose pode se desenvolver no organismo e se deslocar até órgãos e tecidos linfoides, podendo provocar inflamações e acúmulo de líquido pelo corpo, especificamente pelas pernas, braços e testículos. A percepção da doença ocorre só após alguns meses da infecção, podendo deixar a pessoa assintomática durante o período.

O tratamento é feito através da orientação de um médico especialista, indicando o uso de fisioterapia com drenagem linfática quando acarreta os braços e pernas, sendo utilizados também medicamentos antiparasitários.
Os sintomas da filariose são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Acúmulo de líquido nas pernas e braços;
  • Aumento do volume do testículo;
  • Calafrios.

Como prevenir?
Tomada de medidas que previnam a picada do mosquito, como por exemplo, repelentes, roupas que cubram o corpo, evitar água parada e acúmulo de lixo. Diminuindo assim a qualidade de vida do mosquito nesses ambientes.

Fonte: https://www.tuasaude.com/filariose/